Eu acredito que para se ter um produto com qualidade é necessário revolucionar a forma de sua criação.
Ter um produto com qualidade não quer dizer que ele seja perfeito, mas sim que ele passou (e passa) por diversos processos que visam a perfeição!
Quando estudei Gestão de qualidade de software, me apresentaram uma lista que me fez refletir sobre a questão de qualidade:
“Cerca de 40 a 50% dos programas postos em uso contêm faltas não triviais (BOEHM; BRASIL, 2001). Note que produtos de software com defeitos podem provocar danos materiais, monetários, ambientais e risco de vida. Observe alguns exemplos (PFLEEGER, 2004; PRESSMAN, 2006) a seguir:
- Em 1962, o foguete espacial mariner, por omissão de um hífen, fez com que, na época, US$ 18,5 milhões fossem para o espaço!
- Equipamento de Radioterapia Therac-25. Entre 1985 e 1987 houve acidentes com mortes por overdoses de radiação por problemas no software devido à falta de documentação e de testes de integração.
- Projeto Ariane V da Agência Espacial Européia, durou 10 anos e custou US$ 8 bilhões. Foguete e carga de US$ 500 milhões. No vôo inaugural, em 1996, se autodestruiu. Estava se quebrando, pois perdeu o controle pela reinicialização simultânea dos computadores principal e de back-up.
- Nave Mars Climate Orbiter da NASA foi perdida no espaço por erro na conversão entre unidades inglesas e métricas. Prejuízo: US$ 125 milhões.”
As empresas que não conseguem ter essa visão, acabam produzindo projetos que se tornam cada vez mais difíceis de controlar, manter e evoluir. Criando uma bola de neve que cresce com muita facilidade e velocidade, extrapolando todos os prazos e orçamento previstos para o trabalho.
Com isso, a empresa começa a ter que investir em mais pessoas, mas o que se faz é remediar o problema! Pois continua a entregar o produto de forma que o cliente não precisa ou não espera. Resultado: Mais retrabalho! E mais uma vez o nome da empresa é lançado no pódio dos atrasados e sem competência!
É necessário que se entenda que Qualidade não é luxo, ou apenas um diferencial nesse mercado competitivo e inovador. Ela é um pré-requisito para projetar o seu produto e garantir a sobrevivência de sua empresa.
Você e seu produto
Procure adicionar em suas atividades o habito de documentar o máximo possível suas rotinas. Desta forma fica mais fácil para realizar manutenção. Dispensando várias horas de análise para entender o que “aquilo” faz, para depois realizar as mudanças.
Outro fator muito importante é investir em adoção de boas práticas. Fazendo com que todos consigam seguir um padrão (dizer a mesma língua). Desta forma fica mais uniforme os métodos utilizados para se trabalhar ou solucionar os problemas do dia a dia.
Não tenha medo de refazer seus trabalhos visando evolução. Saia da ilusão de que você vai conseguir prever o que o seu cliente necessita daqui a 10 anos. Procure satisfazer a necessidade atual, mas nunca esquecendo de apresentar novas soluções.
A paritr de agora estarei criando alguns artigos visando compartilhar o meu estudo sobre qualidade de software. Mostrando algumas dicas e opiniões.
Muito obrigado e ate a próxima!
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