sábado, 16 de janeiro de 2010

jQuery - Revolucionando a simplicidade


Já faz um tempo que saiu a primeira versão do framework jQuery, com a ideia de revolucionar a forma de trabalhar com Java Script.

Mas, será que os criadores sabiam que seu projeto dominaria o mercado e facilitaria a criação de uma nova Internet?!

Atualmente o jQuery se encontra na versão 1.4 com varias modificações e correções internas, possibilitando mais velocidade em execução e novas funcionalidades com apenas 23 Kb de tamanho (na versão de produção).

Se você ainda não conhece esse framework, vou demonstrar porque ele é carrega essa missão de facilitar sua vida como desenvolvedor!

jQuery vai sempre visar a facilidade. Pensando nisso John Resing criou o framework que contem métodos que irão auxiliar nas mais diversas tarefas do seu dia a dia.

Primeiro exemplo:

  • Uma das formas de se acessar um item de um formulário com Java Script puro seria:
    document.nomeDoFormulario.campo
  • Usando jQuery:
    $('#idDoFormulario')

Segundo exemplo:

  • Adicionar atributo a um determinamento elemento utilizando Java Script puro:
    document.getElementById('menu').setAttribute('class', 'cor')
  • Usando jQuery:
    $('#menu').attr('class', 'cor') ou $('#menu').addClass('cor')

Deu para notar que o principio básico do jQuery é realmente facilitar a codificação!

Mas calma ai, você ainda gosta de escrever todo aquele código Java Script? Tem varias rotinas prontas, funções que te te acompanham desde o inicio? Calma! Muita calma! Você pode continuar utilizando o seu bom e velho código! Com jQuery você tem total liberdade para deixar o framework de lado e "filosofar" no mais lindo código puro!

Ta se interessando né!? Então saiba que jQuery é totalmente free, você pode utilizar em seus projetos sem custo algum!

Com essa ferramenta em mãos, você será capaz de criar aplicações ricas em interação com o usuário e com efeitos que você jamais pensou em fazer. E tudo de forma simples e clara.

O crescimento tem sido tão assustador que o seu repositório de plugins (funcionalidades adicionadas ao framework) recebe diariamente varias novidades! São desenvolvedores do mundo todo, que criam novos plugins e disponibilizam para toda a comunidade!

Se você já conhece, parabéns! Mas se ainda não conhece, não sabe o que esta perdendo! Vá direto ao site http://jquery.com baixe a versão mais nova e comece a testar! De uma olhada na parte de documentação e veja os mais diversos exemplos de como lidar e extrair ao máximo desse incrível framework (http://docs.jquery.com/).

Necessitando de ajuda, basta uma simples pesquisa no google para achar diversos artigos em português sobre o assunto!

Eu recomendo!

Grande abraço e Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário