segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Instalando o Oracle 10g no Ubuntu


Quem já ouviu falar do banco de dados Oracle levanta a mão!
Creio que vários levantaram né!? Mas agora me respondam:
- Você já instalou alguma vez para dar uma "estudada" em sua maquina?!
Eu nunca tinha feito, pois sempre achei que seria um bicho de 7 cabeças e olhe lá!
Só que quando a curiosidade aperta, você acaba abolindo diversos mitos que sua cabeça criou. Vou mostrar como fiz.
Mãos a obra!

Primeiro vamos baixar o pacote (.deb) direto do site da oracle.
E não se esqueça de aceitar o termo para poder fazer o download! :)

Agora vamos aproveitar a Grande facilidade dos pacotes .deb, clicar 2X nele para abrir a tela de instalação. Nessa tela clique no botão Instalar Pacote.
Até ai tudo tranquilo, sem nada exagerado!

O próximo passo vai ser fazer algumas configurações para que o oracle funcione corretamente.
Vamo que vamo:
Abra o Terminal (Menu Aplicativos / Acessórios / Terminal).
Digite o seguinte comando:
sudo /etc/init.d/oracle-xe configure
Esse comando vai pedir sua senha.

A primeira configuração que vai surgir na tela é para configurar a porta HTTP que o oracle vai trabalhar. Em minha instalação não quis mudar (aperte o ENTER), mas se algum dia você precisar mudar, fique sabendo onde é!

A segunda configuração é em qual porta o Oracle vai ficar escutando. Ele traz como padrão a 1521. Eu deixei essa como padrão mesmo (aperte o ENTER).

A terceira configuração é informar qual vai ser a senha do usuário SYS.
Vai ser necessário informar (aperte o ENTER) e confirmar (aperte o ENTER).

A quarta e ultima configuração é para colocar o oracle na inicialização do Ubuntu. Eu informei que sim Y.

Feito isso, a configuração vai ser iniciada.
No meu notebook demorou um pouco, mas ele vai te informando se esta conseguindo ou não realizar as operações.

Agora vamos testar para ver se esta tudo OK mesmo.
Vá no Menu Aplicativos / Oracle DataBase 10g Express Edition / Ir para home page do banco de dados ou se preferir, abra o seu navegador e digite http://127.0.0.1:8080/apex

Feito isso, irá aparecer a tela de pedindo login e senha.

Informe no login: SYS e sua senha.
E seja bem vindo!
Em breve estarei descrevendo meus avanços com esse poderoso banco de dados!
Grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário